Saiba mais sobre: Representante comercial

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Você provavelmente já conhece um pouco sobre representante comercial, mas sabe qual é o seu papel? O que ele faz? Vamos ver mais sobre isto…

Funções de um representante comercial

A maior função de um representante comercial é vender. Quando ele oferecer produtos e/ou serviços para possíveis consumidores ele passa a ser o elo mais importante no relacionamento com o cliente e no suporte.

Vale apena destacar que é o representante comercial que acaba tendo maior contato com o cliente, mas, por não ter vínculo empregatício com a empresa, nem sempre estabelecer uma relação de confiança com o consumidor é um processo fácil e em algumas vezes requer tempo para gerar credibilidade diante do comprador.

Quando fidelizado o cliente, a relação acaba se estabelecendo de forma longa e duradoura, o que é extremamente benéfico para a empresa, já que tem um cliente conquistado.

Além deste tipo de relacionamento, outra função do representante comercial é a parte de suporte, é através dele que produtos com defeitos, pedidos errados e entregas atrasadas acabam recaindo.

Isso exige jogo de cintura para que todo o esforço de conquistar clientes não acabe sendo em vão. Um bom representante comercial sabe contornar a situação e evitar que o cliente migre para sua concorrência.

As principais tarefas e responsabilidades que se destacam em um representante comercial são:

  • Visitar clientes periodicamente;
  • Conhecer os procedimentos de crédito, expedição e entrega.
  • Enviar relatórios solicitados pela contratada nos prazos definidos;
  • Manter o cadastro de clientes atualizado;
  • Honrar com o compromisso assumido com a contratada (através de um contrato) referente ao produto a ser vendido;
  • Enviar pedidos conforme orçamento e procedimentos definidos com a contratada;
  • Realizar o atendimento ao cliente.

O que é um um representante comercial de field sales?

O representante comercial de field sales sai do escritório regularmente e até viaja para encontrar clientes em potencial. Durante esses encontros presenciais, ele apresenta o  serviço, cita os custos envolvidos, discute os termos da negociação, prepara formulários e também relatórios de pedidos de vendas.

Ele também mantém um relacionamento contínuo com os clientes e deve acompanhar as condições de mercado, as tendências, os preços dos concorrentes e as novidades.

No modelo tradicional de vendas externas, no qual não há a utilização conjunta de inside sales ou SDR, para obter os novos clientes, é o próprio representante de vendas que telefona e também gerencia o seu cronograma de chamadas para cobrir determinados territórios desejados.

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Você já conhece melhor um representante comercial e sabe suas principais tarefas.

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