O que é Simples Nacional e suas vantagens

imagem

Neste artigo vamos ver o que é o Simples Nacional, quais são as suas vantagens e muito mais.

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime de arrecadação, cobrança e também fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

O Simples Nacional é administrado por um Comitê Gestor composto por oito integrantes: quatro da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), dois dos Estados e do Distrito Federal e dois dos Municípios.

Quem pode fazer parte do Simples Nacional?

O Simples Nacional se aplica apenas às microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, que são regulamentadas pelo estado.

Quem não pode aderir ao Simples Nacional?

Não podem aderir ao Simples Nacional à empresa que:

Tenha outra pessoa jurídica como acionista de sua empresa, participe do capital de outra pessoa jurídica, seja filial, sucursal, agência ou então tenha representação, no país, de pessoa jurídica com sede no exterior, tenha um dos acionistas com participação em qualquer outra empresa de fins lucrativos, considerando que a soma da receita bruta dessas empresas ultrapasse R$3,6 milhões, e outros fatores que podem ser vistas no portal do Simples Nacional.

Vantagens do Simples Nacional

Ao optar pelo Simples Nacional, a empresa conta com alguns benefícios:

Unificação da arrecadação dos tributos

Os oito impostos que cabem às empresas neste regime são cobrados através de uma alíquota única, o que torna o pagamento mais simples para o empreendedor.

Redução da carga tributária

A carga tributária pode ser reduzida em até 40%, dependendo da empresa, o que impacta diretamente na redução de custos e também na gestão financeira da organização.

Menos burocracia

Sem a necessidade de realizar cadastros estaduais e também municipais, o Simples Nacional reduz significativamente a burocracia.

Contabilidade facilitada

Sem toda a burocracia e com os impostos unificados, se torna bem mais fácil para o empreendedor fazer a contabilidade de seu negócio.

Redução de custos

Os gastos com folha de pagamento de funcionários são bem menores para empresas que adotam o Simples Nacional, pois passa a não ser cobrado o INSS Patronal.

Identificador único

O CNPJ no sistema do Simples Nacional é o único identificador da inscrição da empresa, que passa a não ser necessário realizar um cadastro em cada instância (municipal, estadual e federal).

Agora você já sabe o que é o Simples Nacional, suas vantagens e muito mais.

ORÇAMENTO
Open chat