O que é lucro presumido?

imagem

Neste artigo vamos ver o que é lucro presumido, suas características e mais.

O que é lucro presumido?

O lucro presumido é uma das três formas de tributação empresarial em vigência no país, juntamente ao lucro real e ao simples nacional, este sendo o regime fiscal mais comum em nosso país.

O lucro presumido é um regime tributário simplificado pelo qual é possível determinar uma base de cobrança para recolhimento dos impostos Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e também Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

Esse regime de tributação, conforme o próprio nome sugere, é uma estimativa do lucro que a empresa terá dentro de um período específico ou em um futuro próximo.

Diferentemente de outras tributações, o lucro presumido tem seu período de regência dividido por trimestres ao longo do ano, ou seja, sua alíquota é descontada a cada três meses de atividades empresariais.

Características

As alíquotas de presunção para as atividades são:

  • 1,6% do faturamento para revenda de combustíveis e gás natural;
  • 8% do faturamento para vendas em geral, transporte de cargas, atividades de imobiliárias, serviços hospitalares; industrialização para terceiros com recebimento do material e as demais atividades não especificadas que não sejam prestação de serviços;
  • 16% do faturamento para transporte que não seja de cargas e serviços em geral;
  • 32% do faturamento para serviços profissionais que exijam formação técnica ou então acadêmica, como por exemplo, advocacia, engenharia, intermediação de negócios, consultoria, administração de bens móveis ou imóveis, locação ou cessão desses mesmos bens, construção civil e serviços em geral.

Na hipótese de o negócio atuar em atividades com percentuais diferentes, cada uma delas terá seus ganhos tributados pelas respectivas faixas de presunção.

Impostos sobre o lucro

Além do conceito sobre o que é lucro presumido, o empreendedor também deve entender sobre os seus impostos. O IRPJ e a CSLL são apurados e pagos trimestralmente utilizando a receita desse período como a base de cálculo bruta.

Para a primeira sigla, a alíquota é de 15% sobre a parcela de presunção. Para a segunda, a porcentagem aplicada é de 9% para as atividades das três primeiras faixas e 32% para os segmentos cujo lucro presumido é de também 32%.

Agora você já sabe o que é lucro presumido e suas características.

 

ORÇAMENTO