Gestão financeira

Gestão financeira 2

imagem

Vamos ver mais sobre gestão financeira

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculadas à análise, ao controle e também ao planejamento de todas as atividades financeiras da empresa.

Por meio de registros adequados e de bom acompanhamento por parte do gestor, é possível obter informações que contribuam para o planejamento do negócio e também para a otimização dos resultados como um todo.

Dessa maneira, a gestão financeira engloba todas as atividades vinculadas ao controle dos recursos financeiros da empresa, visando garantir que a sociedade empresária tenha dinheiro suficiente para a manutenção, crescimento próprio e investimentos.

Qual a importância da gestão financeira para sua empresa?

A gestão financeira é um tema muito importante para qualquer tipo de empresa. Isso porque ela permite a correta administração dos recursos financeiros, o que viabiliza o fortalecimento da organização empresária e consequentemente proporciona o crescimento e a possibilidade de realizar novos investimentos.

Além dessa característica, outro fator importante vinculada à saúde do negócio é uma gestão financeira, quando bem feita, possibilita a redução de gastos desnecessários e uma correta destinação dos recursos.

Quanto mais eficiente e ativa for a gestão, maior será a qualidade e os resultados alcançados pelo negócio.

Como a gestão financeira deve funcionar?

Elabore um planejamento

A gestão financeira da empresa deve estar baseada em um planejamento. Nele o gestor deve definir quais são os objetivos e suas metas. Um exemplo do objetivo é a redução dos custos operacionais do negócio.

O segundo passo do planejamento é elencar quais serão as estratégias adotadas para alcançar os objetivos. A estratégia para redução dos custos operacionais poderia ser o mapeamento completo dos custos e a verificação acercada das suas reais necessidades.

Por último, o terceiro passo é considerar quais serão as métricas utilizadas para acompanhar os resultados das ações tomadas indicando possíveis necessidades de mudanças.

Implemente um orçamento

Junto com o planejamento, deverá ser elaborado um orçamento. De certa maneira, esse orçamento não deixa de ser uma forma de planejamento, uma vez que ele aponta quais serão os recursos.

O orçamento é um elemento que permite uma visualização global do negócio e garante a possibilidade de identificar quais setores ou atividades são mais importantes para a sua empresa.

Utilize ferramentas financeiras

As ferramentas financeiras são a base de uma gestão financeira eficiente. Dentro desse contexto, o fluxo de caixa, é uma ferramenta que permite conhecer todas as entradas e também as saídas de recursos financeiros.

Além das ferramentas tradicionais, as empresas devem investir em inovação por meio do uso de softwares especializados em gestão e automação.

Agora você já sabe porque a gestão financeira é tão importante para todo tipo de empresa.

ORÇAMENTO
Open chat